Locomoção, Um direito?
A maioria das Grandes cidades do Brasil e inclusive aqui em Recife, é priorizado dentro do seu espaço urbano a Mobilidade através de veículos motorizados. Sabendo que causa grande impacto ao meio ambiente e são responsáveis por morte de milhões de pessoas por doenças provocadas pela poluição do ar.
Para se inverter é preciso implantar com extrema importância políticas de mobilidade urbana, como todos sabem, o VLT que poderia ser implantado na cidade do Recife, polui menos e tem um grande conforto e segurança para a comunidade.
Aproveitando a visibilidade da oitava semana nacional de luta por transporte público de qualidade, durante as manifestações, podemos observar que o foco maior das pessoas é a mobilidade, todos procuram por um transporte público de qualidade e que dê mais segurança para todos e com preços baixos.
As Passagens de ônibus aumentam e a qualidade do transporte diminui. Gente de Poder defendem o seccionamento de linha para terminais, que levarão as pessoas para o centro, dizendo que otimizará o sistema, diminuirá os custos e transportará as pessoas mais rápido, será que funciona mesmo?
Os usuários sentem exatamente o contrário, o tempo de descolamento aumenta, os ônibus ficam cada vez mais lotados e as filas aumentam. Isso ocorre porque o seccionamento das linhas concentra a demanda de vários bairros diferentes em um único local, levando milhares de pessoas para um único caminho. O que antes estava espalhado agora sobrecarrega um único equipamento que não tem infraestrutura adequada para receber essas pessoas (ônibus).
O BRT foi a proposta do governo e ainda não está finalizada, que pelo visto, falta bastante tempo para o término. VLT é caro sim, mais funciona e poderia ser o bem maior para todos que sofrem diariamente com a super lotação e falta de segurança nos ônibus.
as empresas evitam apoiar o projeto do VLT e daqui pra frente, com a abertura de outros pontos de TI por todos os bairros, a demanda crescerá e os problemas só tendem a aumentar. ônibus que leva muita gente de bairros diferentes para o mesmo local,aumentando a demanda e sobrecarregando as estações.
Deverão procurar meios rápidos e práticos para acabar com os problemas dos usuários.
até quando isso?
0 comentários: