Porque Sediar a Copa de 2014?
Diante da insatisfação do atual modelo de transporte, com manifestações em todo o país. Dilma fez uma autocrítica, segundo ela, está na hora de mudar a matriz do transporte e priorizar o sistema ferroviário, seja metrô ou VLT, ela disponibilizou R$ 50 bilhões.
O metrô virou uma alternativa importante para o estado. já Para a área urbana da cidade, o professor de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Fernando Jordão defende o uso do VLT.
“Ele tem uma capacidade de transporte maior que o ônibus, polui menos e ocupa apenas quatro metros da via (o BRT ocupa sete). Tem mais flexibilidade de se inserir na malha existente. O metrô precisa de uma via segregada e deve ser alternativa a corredores de grande demanda”.
Com a chegada da Copa de 2014 é fundamental a organização das estações e a melhora na sua estrutura para a grande estreia. Mas para muitos a mobilidade do Recife ainda não está pronta para a copa das Confederações, a estação Cosme e Damião está muito longe de suportar grandes eventos, Todos sabiam disso.
Da última vez a plataforma que tinha capacidade de estocagem de 1,4 mil pessoas recebeu uma multidão de mais de 35 mil pessoas. Não havia nenhum sincronismo entre os ônibus e os trens, e nem poderia. Simplesmente não cabia tanta gente no mesmo lugar ao mesmo tempo. Mesmo assim, ela continua a ser a única opção para quem vai de metrô.
As estações do TIP e Camaragibe foram descartadas porque o ramal externo da Copa de 6km não ficou pronto, enfim, porque sediar a Copa das Confederações?
O primeiro projeto criado para a copa previa um VLT da estação do TIP direto para a Arena,tudo pareceu bonito no papel,mas a realidade foi outra.

0 comentários: