Por que o metrô do Recife não cresce? Debatemos
Não cresce como deveria porque não há decisão política para expandi-lo. O transporte coletivo sobre trilhos nunca encheu os olhos dos gestores públicos de Pernambuco. Os números do metrô do Recife comprovam a indiferença não justificável.
o número de usuários vem crescendo a cada dia, mas mesmo assim a expansão continua sendo ignorada. Apesar de ser utilizada por milhões de passageiros por dia, sua ampliação só aconteceu em 2002 com o prolongamento até camaragibe.
Este ano por conta da necessidade de acesso à Arena da Copa, finalmente resgataram a construção da estação Cosme e Damião. mais parou por aí. A criação da linha Sul, foi mais emblemática por ter enfrentando inúmeros obstáculos e paralisações, onze anos de obras que construiram apenas 14 km do ramal e hoje em dia ainda se encontra incompleto, com terminais integrais inacabados.
Só foi percebida a importância desse sistema de transporte, por conta da paralisação de 24hrs realizados por todos os metroviários e a quantidade de usuários não está sendo fácil de ser absorvida pelos ônibus .
Com a Copa do Mundo, o metrô recebeu R$ 100 milhões para a aquisição de 15 novos trens e VLTs, mas a expansão do sistema sequer é discutida no Estado. Enquanto isso a população sofre. o sistema sobre trilhos é o melhor e mais eficiente tipo de transporte para altas demandas, cada vez mais necessário nos grandes centros urbanos.O custo de implantação, como sempre, continua sendo citado como o principal obstáculo. “Ele é alto, mas compensa.
A capacidade de transporte do metrô ou de um VLT, por exemplo, é muito maior que a de um ônibus. São mais rápidos, mais confortáveis, poluem menos e são mais seguros. Por tudo isso, é o tipo de transporte que mais exerce atrativo sobre a classe média.
Fonte: JcOnline
0 comentários: