BRT OU VLT? Eis a questão.

Com todo o Caos que os usuários do transporte público vem enfrentando, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, andaram se reunindo com os ministros das Cidades Aguinaldo Ribeiro e do Planejamento, Miriam Belchior para apresentar os projetos locais, já que a Presidente Dilma Rousseff ofereceu R$ 50 Bilhões para investimentos em mobilidade que começou a provocar uma grande correria dos gestores públicos à Brasília por uma fatia dos recursos.

Eduardo Campos e Geraldo Julio apresentaram um grande Modal com grande capacidade para a avenida Norte, desenhado inicialmente um corredor de BRT (Bus Rapid Transit), sigla inglesa para o transporte rápido por ônibus que tem a proposta de mudar para o monotrilho ou metrô.


O projeto do metrô para a Avenida Norte teria 10Km de extensão e o custo estimado é de R$ 4,1 Bilhões.
Já o monotrilho custaria R$ 2,1 bilhões. O prefeito levou dois projetos de VLT ( Veículo leve sobre trilho) para o Recife. Uma linha circular com 8,6 km para o Centro e outra do Aeroporto, passando pela Avenida Conselheiro Aguiar até o Centro do Recife com 9km de extensão. Cada uma a um custo de R$1,1 bilhão. 


O prefeito também pediu recursos para a implantação de 4 corredores preferenciais para os ônibus do modelo BRT para as avenidas: Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Beberibe. Já o corredor da Avenida conselheiro Aguiar, que teria a BRT, ficou por fora,pois passou a ser incluído na linha VLT. A preferência deles seria a tão sonhada BRT.


Expandir mais o VLT seria um bom investimento,pois polui menos e ocupa apenas 4 metros da via, o caos que os ônibus causam é pior que o metrô, pois os ônibus não tem tanta segurança, sendo BRT ou não, as câmeras mal ajudam na segurança dos usuários, e as filas nas paradas  por conta do trânsito afetam ainda mais os passageiros que optam por metrô acabando também tendo uma carga enorme de usuários nas linhas, mas, mesmo com todo o tipo de sufoco que temos que enfrentar todos os dias por esses dois transportes públicos, é melhor passar 20 minutos no ar condicionado e no lugar mais reservado do que enfrentar as loucuras diárias na espera dos ônibus de Recife e o congestionamento todos os dias.


0 comentários: