Pelo menos um cabo de cobre do metrô do Recife é roubado por dia



Infelizmente virou rotina o Roubo do cabo de Cobre do Metrô do Recife.
Foram roubados 71 cabos da rede elétrica de acordo com o Metrorec.
Retirando os cabos, a corrente de tração dos motores dos trens deixa de circular,causando transtorno operacional nas viagens.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) alerta também para o risco de choque elétrico que corre quem tenta roubar os cabos. “Outro problema que ressaltamos é o de risco iminente de acidente para os usuários do sistema, no caso de estes cabos serem roubados durante o horário comercial, e os trens cheguem a entrar na região atingida”, afirma a instituição em nota.

Os usuarios também correm riscos, principalmente em casos em que o trem fica parado entre uma estação e outra, os usuarios perdem a paciência para esperar tudo se normalizar e descem da composição para seguir viagem a pé por entre os trilhos.  Nesse momento, os transeuntes podem receber uma descarga elétrica, já que o trem está com sua estrutura “energizada” pela falta dos cabos de retorno.

“É importante que a sociedade se conscientize do problema e denuncie casos suspeitos, incluindo os “compradores” desse material furtado, pois esses furtos geram enormes transtornos. Além de colocar em risco aquele que pratica o furto, bem como os usuários do sistema, pode também causar danos irreparáveis”, acrescenta a nota. A CBTU ressalta também que as paralisações provocadas pelos furtos de cabos geram revolta nos usuários do sistema, que em alguns casos cometem atos de vandalismo contra trens e estações.

Ainda de acordo com a companhia, foram gastos R$ 90 mil de janeiro a agosto deste ano em compra de cabos e conectores de alta tensão e R$ 50 mil em mão de obra para reparo dos cabos.

Os roubos dos cabos em sua maioria, sao registrados na Delegacia de Jardim São paulo.  O Metrô do Recife também possui um canal para denúncias em que não é preciso se identificar. O número é 3455-4566.

Ajude-nos a achar quem está por trás disso, denunciando pelo telefone.
precisamos ficar ciente e se souberem de algum suspeito, colaborem.

Não é a primeira vez que isso vem acontecendo,como muitos já sabem, como fazem esses roubos sem serem vistos é o que me preocupa. Não é possível que ninguém saiba quem é que faz esses furtos para imediatamente tomarem uma providência, Por acontecer tanto esses roubos, a polícia já deviam estar investigado o caso. claro, não causa tanto transtorno não é?



Fonte:FolhaPE

0 comentários: