Trilhos serão o caminho
Foto: Arte: O Dia
Trilhos serão o caminho a seguir para próximo governo.
Segundo alguns especialistas, prioridade deve ser continuar a expansão do Metrô e a melhoria dos trens.
Apesar de estarem longe do ideal, os transportes de massa que são concessões estaduais/Federais como trens e metrô. voltaram a receber investimentos.
Os problemas que enfrentamos todo dia nas áreas de Segurança, Transportes e saúde, especialistas apontam que a continuidade da expansão da rede de metrô e a melhoria dos serviços dos trens devem ser prioridades para os próximos anos.
Alguns estados recebem propostas de trens de SuperVia, que para eles é a chave para elevar o patamar da mobilidade.
“O período de 2000 a 2010 foi de muita dificuldade. Os trens chegaram a ter 35 anos de idade média, quando a vida útil do veículo é de 20 a 30 anos. Acho que a virada na qualidade dos serviços está acontecendo agora. Em 2016, a frota terá idade média de 15 anos”, afirma Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.
Lembrando que as reformas das estações já estão previstas nos investimentos planejados até 2020 (R$ 2,1 bilhões da concessionária e R$ 1,2 bilhão do governo estadual), assim como a modernização do sistema de controle, que está sendo implementada, e a compra dos trens (já feita). Entretanto, o programa ‘Segurança da Via’, que prevê a eliminação de 40 cruzamentos oficiais e 150 irregulares, com a construção de muros e viadutos, depende de recursos do próximo governo.
Fonte: O Dia/Rio
Em Recife a CBTU comprou novos trens da CAF que inicialmente funcionaram na Linha Sul do Metrô, mas atualmente em funcionamento na linha Centro. Reduziu de 10 para 8 minutos de intervalos entre as viagens, diminuindo o transtorno dos usuários.
O inventimento desses trens foi cerca de R$ 196 Milhões. Fabricado pela empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia, São Paulo, o modelo tem 96 metros de extensão e capacidade para transportar 1,3 mil pessoas.
A inauguração dos outros terminais aumentará em cerca de 100 mil o número de usuários do sistema por dia, segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes.
Para muitos a expansão do Metrô e VLT vai facilitar a vida dos usuários que utilizam o sistema diariamente. o BRT ainda não sustenta a demanda de passageiros, ocorrendo vários transtornos na região. Muitos apoiam a expansão do VLT nas ruas de Recife, você também concorda?
0 comentários: