Inauguração do Museu do Trem de Pernambuco


Após anos fechado, a Estação central Capiba reabriu na segunda-feira (22) no bairro de são josé, centro do Recife. Principal plataforma de trens da capital nos séculos 19 e 20 que não recebe mais locomotivas e passageiros por anos, agora, funciona como um equipamento cultural que contará a história do trem em Pernambuco por meio de acervos no Museu do Trem.

Conta com mais de 500 peças colhidas nas antigas estações de trem do estado, desde locomotivas a vapor, vagões e até relógios. Essas relíquias pertencem ao Museu do Trem desde sua criação, em 1972.Era o primeiro museu do trem do Brasil e o segundo da América Latina e tinha Gilberto Freyre como patrono. Mesmo assim, fechou as portas em 1983. Que desde então essas peças estavam trancadas em salas na estação central. O museu conta com um acervo riquíssimo e a exposição é um marco na história do trem.

Conta o museólogo Aluízio Câmara, responsável pela exposição que ocupa o térreo e o primeiro andar do museu. Entre as peças que foram solicitadas ao Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) estão uma locomotiva construída em Pernambuco, um motor a diesel e placas de empresas que atuavam na época dos trens.

A mostra ainda faz uma referência à Revolução Industrial, da qual a locomotiva é um grande ícone, segundo Câmara. "Usamos o trem como ponto de partida para mostrar o surgimento da máquina, da arquitetura de ferro e das estradas de ferro no Brasil e em Pernambuco", explica o museólogo.

 A temática é abordada em peças, vídeos e aulas que duram 40 minutos e podem ser agendadas por grupos e escolas através do número (81) 3184-3097.

A Estação Central Capiba fica na Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Centro do Recife. O Museu do Trem reabre às 17h desta segunda-feira e fica aberto para visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e das 10h às 17h aos sábados e domingos.

Confiram algumas fotos abaixo do Museu do Trem.
















0 comentários: