Bonde Santa Teresa

2011


Este é o único sobrevivente de bondes no Brasil ainda usado como transporte público, em Santa Teresa. o Sistema tem 17 Km de comprimento e transporta cerca de 12.000 pessoas a cada dia.
um fato é que o sistema foi desativado temporariamente, por conta de um acidente fatal com 6 mortes em 27 de agosto de 2011. Depois que um bonde de Santa Teresa descarrilou e tombou quando descia a Rua Joaquim Murtinho, na altura do número 273, perto do Largo do Curvelo.

A questão é o fato da superlotação e do uso inadequado é algo que preocupa.
muitos reclamam  pelo atraso das obras nesse sistema de transporte causando transtorno na região.
o governo do estado apresentou o novo bonde à população e o primeiro trecho que será operado na etapa de testes, da Rua Joaquim Murtinho até o Curvelo, com aproximadamente 1 quilômetro de extensão, em duas vias de circulação, totalizando cerca de 2 quilômetros de trilhos.

A população local todo ano realiza atividades em memória das vítimas do acidente.
O diretor de Transportes da Associação de Amigos e Moradores de Santa Teresa, Jacques Schwarzstein disse que por conta dos atrasos da obra acaba gerando revolta entre os moradores.

"Além do mais, a tecnologia que está sendo usada para troca de trilhos obriga o fechamento integral da principal rua do bairro e causa um caos no trânsito, com congestionamentos, buzinaços, acidentes, todos os tipos de problemas. É evidente que toda obra cria transtornos, mas é preciso levar em consideração o ambiente do entorno, as pessoas que vivem no bairro e não é o que acontece com essa obra", acrescentou.

Os testes do bonde já começaram,"Ao final dos testes, quando a segurança e a qualidade do bonde estiverem garantidas e todas as informações, confirmadas, será possível pensar no início da operação com passageiros", disse Vieira. Ele informou ainda que três bondes, atualmente na linha de montagem, também vão passar pelos testes e serão finalizados e entregues ainda neste ano.



imagem: Folha.


0 comentários: